Páginas

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Pintura em Madeira - Caixinha Pequena com Flor





Material utilizado: *caixa de MDF; *tinta PVA branca; *tinta PVA verde claro e verde escuro; *pincel normal de pintura; *pincel chanfrado para sombrear; *escova de dente velha; *lixa; *régua; *caneta, *lápis, *verniz acrílico
Como fazer a tampa: * dá 2 demãos de tinta PVA branca em cada mão após a secagem lixa a caixa deixando ela lisa. Após passar o fundo, depois da tinta bem seca pega a régua e passa um traço nos dois sentidos da tampa meio com o lápis bem de leve para não marcar. Pinta cada meio que se encontra da mesma cor, dando umas 2 ou 3 demãos de tinta. As florzinhas são feitas com a ponta de uma caneta e os pingos que dividem as cores também. A tampa você pode enfeitar como achar melhor, Na parte escura com o pincel chanfrado e um pouco umedecido na água passa só na ponta a tinta verde clara para sombrear o verde escuro e faz o mesmo na parte clara com a tinta escura. Por dentro da tampa pode pintar só com em tom de verde, mas sombreando sempre todos os lados. Depois de tudo pintado passa o verniz acrílico para dar acabamento.
Como fazer a caixa: prepara a caixa com o mesmo procedimento da tampa passando o fundo, lixando, passando o fundo novamente e deixando secar. Após isso com a régua separe oa quadradinhos das laterais com uns 5 centímetros e passe um risco com o lápis bem fraco para não ficar marcado. Pinte cada quadradinho com um tom de verde, cuidando sempre para mão borrar o outro lado, é melhor pintar primeiro os quadrados da mesma cor pra depois mudar, também dá umas 2 ou 3 demãos até que fique a tinta sem mancha, depois dos lados todos pintados, faz o sombreamento conforme explicado na tampa e depois de seco que faz as florzinhas. No fundo da caixa pode pintar só com o verde escuro e também faz o sombreamento. Depois de tudo pintado passa o verniz acrílico para dar acabamento.
Como fazer por dentro da caixa: Faz o mesmo procedimento de passar a tinta de fundo e lixar conforme explicado na tampa. Depois pinta umas 2 ou 3 demãos com a tinta verde escura, após secar passa a escova de dente com as cerdas na tinta verde claro e encosta na caixa. Pode também fazer a chuva americana com a escova de dente que é passar na tinta e passar os dedos nas cerdas para que respingue tinta na caixa, fica bonito também ficando cheio de bolinhas. Depois de tudo pronto passa o verniz acrílico para dar o acabamento.
Se mesmo com as explicações você ainda ficou com dúvida deixe o comentário com a pergunta e o endereço de e-mail que eu respondo. Estou aceitando dicas e críticas, pois só assim eu sei se o meu trabalho está bom ou pode melhorar ainda mais.
Beijos da Jô.


Um comentário:

  1. Gostei de seu blog é informativo e apresenta ideias novas para os artesãos.Bj

    ResponderExcluir

Oie!!!
Obrigado pela visita. Comente e deixe seu endereço de e-mail para eu poder responder. Não saia sem deixar sua marca aqui.
Beijos e até mais.