Páginas

domingo, 21 de março de 2010

Como Imprimir seu Próprio Papel de Decoupage

Estarei colocando posts alternados com gravuras para q vocês possam utilizar a técnica descrita abaixo de como fazer seu papel de decoupage.
Até algum tempo atrás papeis para decoupage eram exclusivos de quem podia adquirir as folhas para o trabalho, todos em papel couche de várias gramaturas. Hoje temos artistas brasileiras que fazem lindos trabalhos – minhas eleitas são Déia e Fabi e July SAntiago. MAs a qualquer momento podem aparecer outras.
Mas penso que um xerox ou até uma impressão feita em casa fique tão linda e com qualidade como quando usamos papeis “prontos”.
Primeiro, nunca, jamais use tesoura sem fio para recortar(se for o caso) uma figura que vai ser usada numa decoupage – o corte desbastado deixa a imagem com relevo maior ainda. Procure imagens com ótima definição (se for o caso de imprimir). Observe a matiz da máquina que faz a cópia, ou seja quando vc for fazer a cópia de uma imagem de revista ou de uma foto, caso não fique com as cores iguais não se envergonhe de pedir que repita ajustando a matiz, é um direito seu afinal.
Muitas artesãs professoras são completamente contra e indicam a todos que somente façam cópias a laser e nunca imprimam suas imagens. Alou, alou pessoas! Custo desnecesário por quê? ainda não sei...
Confiem em mim, por experiência, nada dá errado se respeitarmos algumas regrinhas básicas.
Então: Faça você mesma seu papel!
Como? ok, bem be-a-bá…e aproveitem depois.
Material:
papel sulfite sem umidade.
cartuchos com tinta suficiente
plástico para forrar onde será feito o trabalho
pincel largo e chato
goma laca incolor para impermeabilizar
álcool para limpar o pincel
pano úmido de malha para calcar a figura
cola cascorez rotulo azul (preparar uma parte de cola com duas de água).
Be – a – bá
1 -Use qualquer impressora, mesmo! O principal é ela esteja alinhada e com a definição máxima.
2- Coloque papel sulfite branco e seco (sim cuidado com a umidade, ela borra a imagem),
3- Escolha a imagem. Dê preferência para as que tem o formato “jpg” pois a qualidade melhor, mas pode ser outro formato também.
4- Após imprimir aguarde em torno de 4 horas para que a tinta seque e fixe.
Pulo do gato:
Impermeabilizando/Selando: para fixar a tinta e impermeabilizar o papel, não deixando que desbote e permitindo que seja manuzeado com mais facilidade, use Goma Laca Incolor de qualquer marca, um pincel macio chato e largo (isto é importante, cerdas duras vão marcar a goma laca).
Como impermeabilizar: Aguarde o tempo para “secagem” da impressão, vire o papel, no verso da impressão (atrás) inicie a impermeabilização: encharque o pincel na goma laca e pincele com movimentos longos em um sentido único, procure não repassar no mesmo lugar pois poderá grudar já que a goma laca seca bem rápido. O procedimento deve ser rápido pois se deixarmos que seque entre uma pincelada e outra irá ficar marcado o pincel, o que afetaria o resultado final.
Sugiro que treine com uma imagem pequena antes. Feito isso, deixamos sobre um plástico ( para não grudar) para que seque ao natural, você notará que a imagem agora pode ser vista dos dois lados.
Realizando a decoupage: Sobre a superfície pronta e pintada (sem verniz), usamos a cola diluída (1:2 – uma parte de cola para duas de água) no local que será colocada a imagem e voltamos a usar o “carimbo” (pano úmido) para tirar qualquer excesso, podemos ainda apertar e deslizar com força do meio para as bordas para que saia o excesso de cola de baixo da gravura.
Limpando o pincel: A limpeza do pincel é feita com álcool. Com o pincel limpo , novamente vamos pincelar em um só sentido sobre a figura, pinceladas longas e macias, deixamos secar e podemos recortar ou usar a figura inteira na decoupage, o resto do procedimento é similar ao da decoupage com guardanapo.
Pronto! agora proceda como quiser para concluir seu trabalho.

Achei interessante essa postagem que retirei do blog Artemaníaca para ajudar minhas amigas.
Beijos Jô.


35 comentários:

  1. eu sou nova na arte da decoupagem mais a faço em chinelos fiz a impressão da minha entiada c/ impressora a jato,a impressão ficou muito boa fiz o procedimento de decoupage no chinelo e ficou lindo, acho simplesmente uma besteira quem acha q so fica perfeito c/ papel couche e c/ impressora a laser. logo vou postar no orkut o meu trabalho.
    amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc fez do mesmo jeito q ela ensinou a fazer ai em cima?

      Excluir
  2. Pode usar termolina ao invés de goma laca??

    ResponderExcluir
  3. Com termolina eu ainda não tentei fazer para ver se dá certo, mais com a goma laca é certeza qua fica bem bom.

    ResponderExcluir
  4. Oi sou nova na arte da decoupage, quero fazer em um monte em moveis velhos, adorei a dica da impressao de motivos, sem precisar de ser em guardanapos... o mundo precisa de pessoas assim que descompliquem....bjoss

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber o que faço para a tirar a mordencia da cola da decoupage e amei a sua ideia muito boa precisamos de mais pessoas de mente aberta

    ResponderExcluir
  6. Uau!!!! E não é que deu certo!!!!
    Legal, eu gastava tanto com impressões a laser e agora faço em minha própria casa.
    Adorei!!!!!!!
    Muchas gracias,
    Tchilly

    ResponderExcluir
  7. Qual marca de papel sulfite seco você indica ? Obrigada, muito boa a ideia !!

    ResponderExcluir
  8. oi gostaria muito de saber se posso imprimir figuras e fazer no chinelo, e se não sai a gravura por favo me mande uma resposta. tem tempo que estou querendo uma solução pra esse problema
    beijos
    thawana_9@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Jô,
    Olá, Bom dia!
    Visito sempre seu blog para ver as novidades e admirar seus trabalhos. Também criei um um blog (ArteSã Blog) para compartilhar os meus trabalhos e os dos artesãos que desejarem. Para isso, criei uma categoria especial: Arte dos amigos...
    Gostaria muito de receber sua visita, ouvir-ler sua opinião e ter sua permissão para eventualmente postar seus trabalhos (com os devidos créditos e o link). A idéia é COMPARTILHAR...
    Um grande abraço,
    Si
    Simone Salles

    ResponderExcluir
  10. Parabéns!!!
    Seu blog é simplesmente MARAVILHOSO!
    Adorei as dicas, estou iniciando no artesanato,gastava muito com papéis e as vezes nem encontrava os quais eu gostaria, agora com essa dica vou poder imprimir todos os que encontrei na internet. MUITO OBRIGADA POR COMPARTILHAR O QUE SABE.
    Deus te abençoe.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Legal, vou tentar fazer, vai ser a minha primeira tentativa, se ficar bom, eu conto....rsrsrs, um abraço

    ResponderExcluir
  12. posso fazer essa tecnica em chinelo sou nova no ramo ...

    ResponderExcluir
  13. Lindo seu blog, amei bjus meu email é julianademauro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi amei seu Blog, e a dica tbm é muito útil, principalmente pra quem ta começando. Tambem tenho um Blog pra expor meus trabalhos, dê uma visitada e deixe seus comentarios, sei que podemos trocar ideais e aprender uma com a outra. Trabalho mais com MDF, mas faço outras coisas tbm.
    Meu Blog - danceliscriacoesedesign.blogspot.com
    meu email - celia.designer@hotmail.com
    e danceliscriacoes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Seu blog é lindo demais. Adorei o post. Idéias criativas pro nosso dia a dia.
    Passarei sempre por aqui. Te sigo no Reader e aqui também.
    Quando quiser/puder dá uma passadinha lá no meu cantinho também, ta?
    Beijos e fica com Deus

    ResponderExcluir
  16. Oi Jô, Por favor, estou fazendo decoupage em cadeiras de plástico (aquelas brancas que encontramos em vários lugares .... supermercados, home centers ... etc. Minha dúvida: eu devo colar com cola branca e depois passar a goma laca em cima da gravura, é isso? Como eu não tinha ainda a dica da impressão, imprimi as figuras a laser. Então a outra dúvida é: quando a impressão é a laser preciso passar a goma laca no verso? Vc poderia me explicar o procedimento? Muito Grata! Edna.

    ResponderExcluir
  17. adorei a dica,muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  18. Olá tudo bem... vim aqui para agradecer a dica, pois a tempos tinha algumas imagens, mas não sabia como utilizar sem que estragasse o trabalho. Hoje fiz uma caixa com uma estampa de onça que tirei da internet e publiquei a sua dica no minha fanpage e o trabalho pronto também, beijos e obrigada pela dica.
    https://www.facebook.com/riccoepiresartesanatos/posts/430643183723741
    https://www.facebook.com/riccoepiresartesanatos/posts/430486647072728

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde
    Gostaria de saber se posso fazer o mesmo processo para fazer decoupage em sabonete, pois onde moro não tem mais impressora a laser?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  20. olá

    posso fazer esta técnica em chinelos ?

    por favor responda no email: ellymacedo@ig.com.br

    bjokas
    Eliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie , me ajuda

      posso fazer esta técnica em chinelos ????


      no aguardo
      Eliana

      Excluir
  21. vc tem algum vídeo sobre isso? muito legal. parabéns.

    ResponderExcluir
  22. DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO-CLEUSA DO MS

    ResponderExcluir
  23. Bom dia. Adorei o blog. Me interessei por decupagem em caixas.e gostaria de saber se posso fazer a decupagem com o próprio papel foto

    ResponderExcluir
  24. Jô querida amei a idéia ,ainda nao tentei ,mas vou rsrrs...so queria tirar uma duvida> a goma laca pode ser substituida pela laca chinesa?

    ResponderExcluir
  25. Eu fiz como vc explicou e deu certo. Usei papel sulfite e minha impressora a jato de tinta. Obrigada pela ótima dica.

    ResponderExcluir
  26. Ainda bem que existe as blogueira pra nos ajudar, eu queria fazer assim e não sabia se ia dar certo obrigada flor.

    ResponderExcluir
  27. Amei a dica, vou testar e digo o resultado!!!! Beijos e sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  28. bom dia muito legal as suas ideias muito boas para aqueles que ama a artes em artesanatos assim como eu

    ResponderExcluir
  29. Me ajudou muito, estou com uma encomenda e precisava fazer uma impressao para decoupage e nao sabia como. vou tentar depois conto como foi. obrigada

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. URGENTE Boa tarde, por favor, estou com 100 lembranças para fazer, são potes plásticos forrados com tecido de algodão e gostaria de saber se posso usar essa técnica com papel sulfite e decupagem e já que a aplicação vai ser feita em tecido posso usar cola pano? muito obrigada.

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde, amei a dica obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir

Oie!!!
Obrigado pela visita. Comente e deixe seu endereço de e-mail para eu poder responder. Não saia sem deixar sua marca aqui.
Beijos e até mais.